Construção com adobe

Construção com adobe

O adobe é um bloco feito através de uma mistura de terra, areia e um estabilizante (geralmente uma palha), que é amassado com os pés, moldados através de uma forma (geralmente de madeira) e secado ao sol. Os blocos são assentados com barro e pode ser revestido ou não, mas sempre bem protegidos da chuva.

A utilização de terra é uma das mais antigas técnicas de construção utilizadas pelo homem e é uma técnica vernacular, ou seja, utiliza materiais e mãos-de-obra local.

Em uma época onde escutamos tanto a palavra sustentabilidade, procurar maneiras de diminuir o impacto da construção civil é essencial. Atualmente, estima-se que 13% dos resíduos sólidos depositados em aterros consistem de resto de construção e demolição. Por ser uma técnica que quase não causa impacto, quando utiliza a terra e a produção local, a construção com adobe pode ser uma alternativa para quem busca um material “ecologicamente correto”.

O adobe, além de ser um material tradicional e não passar pelo processo de queima, como o bloco cerâmico, é ainda um material com grande eficiência energética e acústica.

Conheci a técnica do adobe quando trabalhei em um grupo de pesquisa na USP, onde fazíamos a assessoria técnica em um assentamento rural em 2006. Desde então não parei mais de pesquisar sobre a técnica. Atualmente estou fazendo mestrado de Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, na UFMG, pesquisando sobre as construções em adobe em Bichinho – MG.

Para quem não conhece Bichinho, fica aí a minha dica de passeio. Localizado próximo a Tiradentes (aproximadamente 15km), é distrito de Prados. Um lugar encantador para quem quer descansar, comprar artesanatos e apreciar a tradicional comida mineira. Inclusive o próximo post será justamente sobre isso.

Em Bichinho existem várias construções em adobe e três produtores locais dos blocos e talvez seja um dos motivos por  ter sido amor a primeira vista com aquele pequeno e charmoso distrito.

A maioria das construções é em adobe aparente, que proporciona um maior charme às construções simples e tradicionais. Tanto para residências, lojas e restaurantes, o adobe é sempre um material aconchegante.

 

fonte:http://www.arquiteturagastronomica.com.br

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s